Aos poucos iremos metendo moitos máis xogos, cancións e enredos. Se queres colaborar escribe a este correo enredoscampolongo@ gmail.com

25 de novembro de 2017

Yoté

Yoté se constitui em jogo de estratégia com tabuleiro. Muito famoso nas aldeias de Senegal e Mali, compõe o repertorio lúdico familiar, sendo tarefa do pai ou de um tio, ensinar aos garotos as regras do jogo.  O tabuleiro consiste em cinco fileiras de seis casas cada uma. O material utilizado é uma tabuleiro e 24 peças/marcadores (12 de cada cor). O objetivo é capturar ou bloquear as peças do adversário.
O tabuleiro começa vazio. Cada jogador recebe 12 peças. Por sua vez, cada jogador pode:

Colocar uma nova peça em um quadrado livre do tabuleiro.
Ou mover uma peça sua que já esteja no tabuleiro.
Ou capturar uma peça do adversário.
As peças que já estão no tabuleiro de jogo podem ser movimentadas no sentido horizontal ou vertical, para um quadrado adjacente livre. Qualquer movimento diagonal é proibido. Uma peça é capturada pulando-se por cima dela, horizontalmente ou verticalmente. Saltos múltiplos em um único movimento são proibidos, mas cada captura permite capturar uma segunda peça do adversário, postas em qualquer quadrado do tabuleiro. A captura de uma peça adversária não é obrigatória. Uma peça não pode mover-se de volta para a sua posição anterior, com a exceção se for para uma captura. O vencedor é aquele que capturou todas as peças do adversário. Segue resumo das regras :

1. O jogo começa com o tabuleiro vazio e os jogadores colocam, alternadamente, uma a
uma, as peças no tabuleiro.
2. O movimento de colocação pode ser substituído pela caminhada de uma peça para uma casa vizinha ou de captura de uma peça do adversário.
3. Os movimentos são horizontais ou verticais sempre para uma casa vizinha.
4. Saltando sobre a peça do adversário, o jogador efetua a captura (somente uma peça
pode ser saltada na jogada).
5. O jogador que faz a captura pode retirar também qualquer outra peça do adversário
6. Quando as peças estiverem em número tão reduzido sobre o tabuleiro, não sendo mais possível fazer capturas, o vencedor é aquele que capturou o maior número de peças.

Ningún comentario:

Publicar un comentario